Mobilidade: O Escritório do Futuro

 escritorio_jive

Como será o escritório do futuro? Quem poderá pagar? Beneficiará pequenas empresas?

Vinte anos atrás, um escritor de diversos jornais por todo o mundo falou sobre o futuro dos acessórios empresariais.
Ele sentiu que em torno de 2010 celulares seriam algo comum e que as pessoas fariam mais negócios de seus carros e das instalações dos clientes do que de seus escritórios. Na verdade, ele sugeriu que muitas pessoas trabalhariam de casa ao invés de irem para um escritório e atendentes automatizados roteariam as chamadas para suas casas ou celulares.
Ele também falou sobre uma coisa nova que tomaria o lugar das máquinas de fax, correios/cartas e telegramas.
Era apenas um serviço de mensagem na época, mas hoje em dia nós chamamos de Internet. Os computadores seriam
do tamanho de laptops (os primeiros estavam prestes a serem lançados) e eventualmente conectaria o nosso mundo como
sugeriu Alan Turing, da Inglaterra, em 1930. Ele especulou que algum dia haveria até computadores portáteis.

imagem4

Os Sistemas Telefônicos

Os sistemas telefônicos iriam substituir os sistemas com fios grossos por sistemas chave com fios finos e eventualmente seria possível interligar seu celular com o sistema principal do escritório como se fosse uma extensão. Este escritor recebeu centenas de cartas e ligações dizendo que ele estava completamente equivocado e que a tecnologia não chegaria aquele ponto até 2010, como ele sugeriu.
Os jornais para os quais ele escreveu também receberam estas cartas e ligações sugerindo que Jules Vernes (um escritor de ficção científica do final de 1800 que escreveu 20.000 “Léguas Submarinas” e “Máquina do Tempo”) estava de volta entre nós. Quando o Smartphone foi anunciado, este escritor sabia o que isso significaria. Ele não tinha nem pensado que você poderia ter o seu computador, seu telefone, algo que reproduziria vídeos e outras coisas, tudo em um único aparelho portátil.

 

Hoje em Dia

A tecnologia de hoje é tão legal! Agora nós nos comunicamos de uma forma totalmente nova! Hoje em dia, as empresas estão sempre buscando formas de se tornarem mais ágeis e adaptáveis. Por isso o ambiente de trabalho é um dos adotantes mais rápidos da tecnologia de nuvem.
Pesquisas de adoção da Nuvem e “Estado da Nuvem” confirmam de forma consistente que a maioria das empresas já migraram certas funções para a nuvem e planejam adicionar mais funções no futuro.

 

Mobilidade

Mobilidade melhorada, por exemplo. Ter dados, relatórios e outros recursos de escritório disponíveis em um telefone ou em outro dispositivo móvel já é adquirido por muitas organizações. Isto abre espaço para um futuro onde os trabalhadores não precisam estar amarrados a uma mesa ou escritório para realizar seu trabalho. Armazenamento de dados já está na nuvem e agora existem empresas que permitem que você execute seu software a partir da nuvem. Isto permite que você trabalhe em qualquer plataforma, salvar os dados de qualquer lugar e acessá-los em movimento quando você precisar. As vantagens da mobilidade também são úteis quando se trata de recuperação de desastre. Quando uma fatalidade acontece (enchente, tornado, terremoto ou incêndio), a tecnologia em nuvem permite que empresas deem a volta por cima rapidamente.
Dados e configurações são armazenados remotamente e geralmente podem ser recuperados apenas conectando seu computador ou telefone na sua nova localização.

 

A Nuvem

A nuvem também dá a novas empresas acesso a uma infraestrutura virtual sem ter que investir pesado em equipamentos dispendiosos. Telefones, faxes, pontes de conferência e correio de voz estão todos disponíveis através da nuvem e podem ser dimensionados para se adequar tanto às grandes equipes quanto às mais modestas. Tal como a Internet tornou possível que pequenas empresas competissem com grandes empresas no comércio, a nuvem e a Internet também permitem que pequenas empresas tenham algumas das soluções das grandes empresas sem os altos custos.

O mundo agora é o nosso escritório e nós podemos fazer negócios de qualquer lugar, com qualquer pessoa no mundo.

 

Entre em contato conosco da Oten Tecnologia, somos parceiro da Jive no Brasil, solicite uma análise de seu cenário de telefonia totalmente gratuita.

fonte: http://jive.com/br/mobilidade-o-escritorio-do-futuro/