Um guia do gerente para melhorar a retenção e formar equipes engajadas

Muitas vezes, retenção de funcionários são vistos como responsabilidades do departamento de RH ou da alta gerência. Contudo, pesquisas sugerem que empregados que dão baixa pontuações para seus gerentes são quatro vezes mais propensos a mudar de emprego do que seus colegas. Funcionários geralmente deixam maus gerentes, e não más empresas. Retenção e engajamento são elementos chaves para o sucesso, e os gerentes desempenham um papel decisivo na construção das equipes comprometidas e coesas.

imagem_pricipal

Psicólogos sugerem que os gerentes enfrentam muitos desafios em seus papeis. Alguns deles incluem promover crescimento dos empregados, resolver conflitos da equipe, e ser hiper vigilante do seu poder posicional. Um gerente que transformam esses desafios em resultados positivos encontrará suas equipes mais felizes e que irão ficar por mais tempo na empresa. Não é apenas importante para os gerentes em contratar os funcionários certos. Eles também devem se esforçar em retê-los.

Como um gerente, aqui estão setes coisas que você pode fazer para construir uma equipe saudável e alta-performance. Se aplicado conscientemente, você e sua equipe podem reduzir os desafios do local de trabalho e desfrutar mais gratificantemente suas vidas no trabalho.

 

1. Seja um bom ouvinte

Parte de ser um líder é ter uma apreciação saudável por feedbacks. Escutar seus funcionários permitirá que você avalie como eles estão se sentindo sobre o trabalho e a dinâmica da equipe. Se você silenciar a voz dos membros da sua equipe, irá parecer inacessível e indiferente. Além disso, empregados tem dificuldade em ouvir gerentes que não os escutam. Isso faz com que dar seu feedback se torne algo difícil.

Ao ouvir pacientemente, você abre portas para uma comunicação honesta e construtiva, e há a oportunidade de aprender mais sobre os indivíduos reportando para você. Também, além de ouvir está a habilidade de manter uma abordagem calma e resiliente para resolver problemas sem pressionar o poder em que foi confiado a você.

 

2. Seja orientado para resultados, mas construa uma cultura de crescimento

Focar nos resultados é importante. Isso ajuda a identificar onde está e a prever como seu time irá progredir. Também te ajudará a identificar seus melhores e medianos performances. Enquanto tudo isso ajuda a construir uma equipe de alta-performance, é fácil cometer o erro de focar apenas nos resultados. Fazer isso pode fazer com que sua equipe se sinta sobrecarregado e estressado. Ao invés disso, tente balancear entre performance, crescimento e aprendizado.

Quando encontrar aqueles com os melhores desempenhos, encoraje-os a compartilhar suas experiências com os outros. Crie maneiras de ajudar aqueles que estão tendo dificuldades. Ofereça treinamento ou orientação adicional. Buscar todas as oportunidades para ajudar os funcionários crescerem fará de você um líder melhor.

 

3. Dê feedback, e saiba quando pedir por isso

“Uma pesquisa da Zenger and Folkman descobriu que 92% dos funcionários aceitariam feedback negativo se falado apropriadamente.”

Feedback é a essência do desenvolvimento. Se todos esses empregados estão dispostos a aceitarem feedback negativo, significa que eles entendem que críticas são necessárias para o crescimento. Ao invés de depender da revisão anual, se reúna com eles frequentemente. Feedbacks espontâneos ajuda seus empregados a resolverem suas atividades mais rápido e a progredir ativamente.

Enquanto você dá feedback:
• Seja preciso, e foque nos como e por quê;
• Construa seu próprio sistema. Você não precisa seguir sempre na sequência “Elogio – Feedback – Elogio”;
• Nunca pare de dar feedback. Acompanhe consistentemente seu progresso.

foto_1

Entretanto, feedback do tipo gerente – feedback não é o único objetivo final. Você quer cultivar uma cultura inteira de feedback com sua equipe. Encoraja os funcionários a se comunicarem uns com os outros, e peça por conselhos da sua equipe. Enquanto está trabalhando em seu departamento, irá encontrar empregados com uma variedade de comportamentos, ideias e perspectivas. Escutar o que eles têm a dizer te ajudará a aprender seus próprios pontos fortes e fracos para que então você se torne um líder melhor.

 

4. Seja mente-aberta e inclusivo

Sua equipe é a amalgama de pessoas com diferentes habilidades e experiencias. Escute o que eles têm a dizer e dê todos uma chance de compartilharem suas perspectivas. Quebre as barreiras de idade, experiencia, gênero e raça. Por exemplo, se um novo empregado propuser uma solução mais intuitiva para um problema do que você, aceite e reconheça isso. Na verdade, fique animado com isso! Talvez tenha que engolir um pouco seu orgulho, mas implementar as melhores ideias de todos em sua equipe irá promover crescimento e produtividade. E, sua equipe irá retornar esse entusiasmo e suporte para você e suas próprias ideias.

fot_2

Micro gerenciamento é outro risco para a sinergia do seu time. Você não pode esperar ter uma mão em cada pedaço de trabalho que chega do seu departamento. Você também não pode interceptar e resolver todos os problemas. Dê espaço a seus empregados para cometer erros e a aprender com eles por conta própria. Aproveite essa oportunidade para treiná-los e ver qual solução que eles trazem. Crie um ambiente psicologicamente seguro onde os funcionários podem desafiar os status-quo. Desse jeito, irá ser construído uma equipe colaborativa e inclusiva onde as ideias fluem livremente.

 

5. Seja um bom comunicador

É crucial que todos os empregados tenham uma visão clara dos seus objetivos e responsabilidades. Um gerente é responsável pela distribuição dessa informação de forma a precisa e oportuna.

“Uma pesquisa da Gallup descobriu que apenas 34% dos funcionários concordem veementemente que seus gerentes saibam quais projetos e atividades eles estão trabalhando no momento.”

Explique para seus empregados o que é esperado deles no trabalho. Ajude-os a projetar bons objetivos de curto-e-longo termo e a entender o que priorizar. Informe-os como suas contribuições individuais afetam o crescimento do time e do negócio como um todo. Essas são simples passos que você pode tomar para reforçar que todos em seu departamento estão na mesma página.

 

6. Aprecie bom trabalho

Reconhecimento é algo que todos nós conquistamos. Enviar uma pequena note de agradecimento, comemorar pequenas vitórias ou reconhecer alguém na frente de todos do departamento são boas maneiras de demonstrar apreciação. Usando esses métodos ou criando métodos, você pode aumentar o engajamento, performance e desempenho da sua equipe.

foto_3

Faça com que o reconhecimento de empregados seja um evento regular no seu time. Determine um critério em quais conquistas serão recompensadas e como se deve fazer. Por exemplo, você pode ter um prêmio de “Ideia do Mês”, onde você premia e reconhece ideias inovativas.

 

7. Seja engajado pessoalmente e lidere por exemplo

É natural que os funcionários olhem seus gerentes como seus mentores imediatos ou como uma fonte de inspiração. Estar em uma posição tão crucial assim, os gerentes devem estar engajados pessoalmente, dispostos a fazer seu trabalho e a ajudar seus funcionários a crescerem juntos com eles. Para que seus funcionários confiem na sua visão, é necessário que acompanhe a conversa. Se você diz que é importante manter o trabalho e a sua vida particular equilibradas, mostre isso para eles. Se você diz que encoraja transparência e responsabilidade com seu time, então você deve fazer isso você mesmo primeiro. Em tempos de dúvidas, pergunte a você mesmo, “Que exemplo eu gostaria de ver do meu gerente?” e então seja isso para sua equipe.

 

Construir times felizes e comprometidos – Próximo passo

O potencial para você construir um time feliz, de alta performance e engajado é ilimitado. Com as atitudes certas, seus funcionários lhe enxergarão como uma pessoa que apoia suas carreiras. Quando eles entendem que você está ciente dos seus objetivos e vê seus potenciais, eles tendem a permanecer no time por mais tempo. Os passos mencionados acima podem ter um grande impacto em como sua equipe funciona e como você se sucede como gerente.


Alguma dúvida? Entre em contato com os nossos canais de atendimento.

Telefone (11) 2381-7511

Email: contato@otentecnologia.com.br

http://www.otentecnologia.com.br/fale-conosco/