Obtenha mais informações sobre vendas com os relatórios da CRM

Enquanto você está ocupado calculando e atribuindo a meta de vendas para sua equipe, é sempre bom voltar e analisar o que te trouxe mais acordos a serem fechados. Ao se questionar sobre isso, muitas perguntas podem passar pela sua mente.

 

Qual é o tempo médio necessário para que os leads concluam o ciclo de vendas?
Em um mês, quantos leads estão sendo convertidos em clientes?
Quem são os as pessoas que mais vendem em sua equipe de vendas?
Quais são as regiões que geram mais negócios?

 

É possível que você não tenha certeza de todas as respostas para as perguntas que você faz em seu dia a dia…já que números precisos são exigidos. Então o que se faz agora? Mas é claro! Você puxa uma variedade de relatórios com as informações necessárias filtradas. Mas esses relatórios providenciam as informações necessárias para gerenciar os processos de vendas?

 

Deixe-me ajudar com isso…

 

Nós podemos diferenciar três categorias principais de relatórios no Zoho CRM que irá providenciar valor para seu negócio. Eles conseguem te ajudar a identificar as métricas que geram mais vendas, para que então você possa gastar seu tempo e esforço no lugar certo.

 

Relatórios baseados no tempo

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Centenas de milhares de leads não garantem um aumento nas vendas. O segredo de obter sucesso em converter leads qualificados em clientes está na criação deles. E a nutrição de leads é eficaz apenas quando há uma meticulosa compreensão do processo de criação deles.

 

Você possui leads estagnados em sua pipeline de vendas? Como você identifica esses leads, tempo extra e o esforço gasto por uma conversa bem-sucedida? Bem, com o relatório certo você consegue identificar isso!

 

Tempo é dinheiro – de acordo com o antigo ditado e é difícil de contestá-lo! Cada minuto, hora, dia e ano conta quando você lida com o cliente ou possível cliente. No processo de conversão de leads em oportunidades, tempo é tudo, então quanto vale seu tempo?

 

Os relatórios do Zoho CRM podem te ajudar com isso através de uma análise mais adequada do ciclo de nutrição de leads. Dê uma olhada em alguns desses relatórios para calcular o valor do seu tempo e sua efetividade.

• Duração do ciclo de vendas nas fontes de leads / tipo potencial
• Duração geral das vendas nas fontes de leads / tipo potencial
• Conversão de leads entre indústrias / proprietários

 

Relatórios com base nas pessoas

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Medir o desempenho do seu representante de vendas é crucial para seu negócio. As métricas das vendas usadas para medir sua performance e efetividade do seu representante de vendas variam. Mas sabendo as métricas certas de vendas e obtendo as informações relevantes irão te ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do seu processo de vendas – qual representante de vendas está fazendo um bom trabalho e quem precisa melhorar e necessita de ajuda.

 

Relatórios que te dão informações sobre as metas alcançadas por um indivíduo e as atividades realizadas para alcançar as metas são importantes quando você calcula as metas de vendas do mês.

• Relatório de desempenho do vendedor
• Duração do ciclo de vendas entre proprietários
• Contagem de conversões de leads entre proprietários

 

Relatórios baseados em receita

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Quantas receitas o seu negócio está gerando? Quanto que cada região ou linha de produto está contribuindo no seu lucro em geral? Suas vendas podem estar indo muito bem em uma região, mas não em outra.

 

Saber tudo a respeito da receita do mês, a fonte de seus leads que geram mais negócios, percentual das metas atingidas etc. é importante. Descobrindo quem é seu cliente mais lucrativo pode ser difícil, a menos que você tenha um relatório bem detalhado que possua tudo que o cliente consome em sua vida.

 

Medir a receita da sua organização e seu crescimento precisa ser fácil e com o relatório do Zoho CRM, isso é possível.

• Vendas por fonte de leads
• Pipeline por probabilidade / estágio
• Vendas deste mês

 

Um simples e prático relatório pode te ajudar a responder suas perguntas e as vendas da sua equipe, decidindo qual dos leads ou clientes eles devem acompanhar. Entenda o relatório do CRM e identifique as métricas importantes das vendas em seu negócio com a ajuda deles. Se você precisa de qualquer ajuda para gerar os relatórios, sinta-se livre em nos escrever.

 

Nos conte qual foi o relatório de vendas mais importante que proporcionou valor ao seu negócio?


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