Defina seu design; Crie uma UI / UX melhor

O tráfego do seu site está diminuindo? Você está achando difícil reter seus usuários? Você está se perguntando onde as coisas podem dar errado? Você sente que seus projetos não estão atendendo às expectativas de seus clientes?
Seus designs visuais podem parecer bonitos, mas eles são funcionais? Você criou um aplicativo / site usando toda a sua imaginação e criatividade, mas ele está servindo ao seu objetivo? A questão principal é:

“Seu design é eficaz?”, O que leva a outra pergunta: “Sua interface do usuário / UX é eficaz?”

Interface do usuário

“Deixe o design falar”

Interface do usuário é o canal da interação humano-computador. É todo o espaço em que um usuário irá interagir com um site ou aplicativo. Os componentes da interface, que incluem telas, botões e elementos de exibição, devem ser escolhidos e colocados de maneira sistemática para que os usuários possam se sentir habilitados e seguros ao usar um produto.

Experiência do usuário

“Simplifique, torne acessível”

Experiência do usuário é a maneira como o usuário se sente em relação a um site ou aplicativo. Existem muitos princípios de design que podem levar a uma experiência excepcional do usuário. Seguir as regras heurísticas, como prevenção de erros, controle e liberdade do usuário, visibilidade do status do sistema e definição de consistência e padrões fortes, podem ajudar a experiência geral do usuário. Navegação fácil, arquitetura de informações organizadas e uma interface limpa e mínima também podem levar à retenção e satisfação do usuário.

O UX abrange todas as experiências que uma pessoa tem com um produto ou serviço, enquanto a interface do usuário é específica para os meios pelos quais as pessoas interagem com um produto ou serviço. – Chinwe Obi

Um bom design de interface do usuário / UX cria um forte impacto nos usuários iniciantes e mantém os usuários existentes. Os usuários se conectam e lembram do site ou do aplicativo através do impacto criado pela UI / UX. Todo usuário é essencial e toda experiência do usuário é importante, por isso é importante fazer com que todos se sintam valorizados.

Dicas gerais para ter uma UI / UX melhor

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As dicas a seguir podem ajudá-lo a refletir sobre alguns elementos que você pode ter perdido ao criar seu site ou aplicativo.

1. Seja criativo, mas mantenha a clareza

Criatividade e inovação são inestimáveis para o design, mas quando o próprio design domina o foco principal do produto, perde sua usabilidade. É importante manter a clareza e a simplicidade em seus projetos, a fim de suportar a funcionalidade do produto. É importante considerar como o usuário final se sentirá ao interagir com seu aplicativo. Pergunte a si mesmo como você pode melhor atender às necessidades deles.

Cor e contraste
Cor e contraste podem ter um grande efeito na usabilidade geral do seu produto. É importante considerar a legibilidade e acessibilidade de suas opções de cores, mantendo todos os usuários em mente ao fazer essas escolhas. Por exemplo, texto amarelo claro sobre fundo branco pode causar fadiga ocular, o que pode acabar por levá-los a sair de seu site ou aplicativo. Reserve um tempo para explorar o círculo cromático e as cores contrastantes para ajudá-lo a escolher um esquema de cores mais agradável e acessível em seu produto. Leia sobre o simbolismo de cores diferentes e considere quais cores podem transmitir melhor o significado do seu produto. Por exemplo, um site de saúde pode incorporar um tema azul, que transmite confiança e confiabilidade.

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Conteúdo e consistência
O conteúdo do seu produto terá um enorme efeito na experiência do usuário. É importante considerar linguagem, personalidade e simplicidade ao fazer estratégias sobre o conteúdo. Um produto elegante manterá o texto curto e agradável e fornecerá espaçamento e tamanho de fonte acessíveis. É igualmente importante usar linguagem consistente em todo o site ou aplicativo para criar familiaridade e confiança enquanto conta uma história atraente em sua plataforma.

2. Seja conciso e limite o jargão

Descrições longas e completas consomem tempo e energia do usuário enquanto interagem com seu produto. Simplicidade é a chave para uma experiência aprimorada. As práticas recomendadas do setor sugerem que, se uma criança não consegue entender o idioma, o conteúdo precisa ser aprimorado. Todos os usuários devem sentir-se igualmente empoderados ao interagir com seu produto, independentemente de experiência ou conhecimento, e é por isso que o texto simples é incentivado.

Evite palavras complexas
Tente não usar palavras complexas e considere usar palavras que transmitam diretamente significado e propósito. Linguagens complicadas podem enganar os clientes e podem não atender às necessidades individuais de todos.

Mantenha a estrutura das frases simples
Considere manter o idioma na voz ativa e no tempo presente. Mantenha um tom amigável e conversacional em seu conteúdo para conectar-se aos usuários e desenvolver a confiança. Se o conteúdo não for entendido, não será útil, por mais elegante ou sofisticado que seja.

3. Facilidade de uso

Ajude os usuários a tomar decisões, orientando-os ao longo de sua jornada pelo produto. Considere o fluxo de informações em seu aplicativo, limitando o número de ações necessárias para se deslocar de um ponto para outro. Deixe migalhas de pão para que os usuários saibam exatamente onde estão dentro do seu produto para que não se sintam perdidos e frustrados. Pense em quais objetivos seus usuários podem ter e remova quaisquer ações desnecessárias que possam enganá-los.

Fluxo do Usuário
Leve seus usuários em uma jornada. Crie um fluxo contínuo para melhorar a experiência deles com seu site ou aplicativo. Mantenha seus elementos conectados. Não deixe os usuários adivinhando: “O que vem a seguir? Como prosseguir? ”

Fluxo de Conteúdo
Mantenha um fluxo adequado de conteúdo. Tente imaginar as informações básicas de que um usuário precisa para avançar e planejar o conteúdo desejado. Evite saltos frequentes para vários tópicos diferentes e mantenha o fluxo de informações conectado e contextual. Construa uma ponte entre o conteúdo e o design visual. Um conteúdo simples e mínimo ajudará os usuários a encontrar e entender melhor os botões de Chamada à Ação.

4. Minimize o tempo de ação

Mantenha o respeito pelo tempo e energia do usuário, minimizando a quantidade de tempo que ele leva para realizar ações no seu produto. Lembre-se de que os usuários esperam que as coisas sejam feitas de maneira rápida e eficiente. Remova quaisquer ações desnecessárias do seu fluxo que possam exigir tempo adicional e desnecessário para o usuário. Lembre-se de manter as coisas simples!

CTA (Apelo à ação)
As principais ações executadas pelos usuários são chamadas de Call to Action. Alguns CTAs aparecem na forma de botões de decisão, por exemplo:
“Inscreva-se agora”, “Clique aqui” e “Adicionar ao carrinho”. Para ajudar os usuários a atingir esses objetivos com mais eficiência e sem confusão, minimize as ações indesejadas. Considere o design do botão, a escolha da cor e a acessibilidade para ajudar a orientar os usuários na direção certa. Um CTA bem executado ajudará os usuários a criar confiança e uma melhor experiência com seu produto.

Over questioning
Pense na última vez em que você preencheu uma pesquisa ou um formulário de inscrição em um site ou aplicativo. Quanto tempo demorou para você? Você precisou inserir todas as informações manualmente? Todas as informações eram essenciais? Considere o tempo e a energia de um usuário ao criar seus formulários de inscrição. Muitas perguntas e um formulário de inscrição mais demorado do que o necessário podem causar tanta frustração que é menos provável que um usuário se inscreva em primeiro lugar. Considere as informações exigidas dos usuários e forneça informações contextuais sobre o motivo pelo qual estão sendo solicitadas. Deixe que os usuários se sintam valorizados e consumam menos tempo.

5. Incentive o feedback

Como estamos falando da experiência de seus usuários, é importante ouvir os comentários deles para que você possa continuar a fazer melhorias. Informe aos usuários que sua experiência é valiosa e incentive comentários honestos. O feedback útil pode ajudar a fornecer soluções para aprimoramento e ajuda a criar confiança contínua.

Avaliação
Considere ter um sistema de classificação para o seu produto. Crie canais para revisões de design e colabore com ideias no software de comunicação da equipe . Assim você pode ter uma melhor ideia do que está perdendo e fazer as alterações necessárias.

Comentários
Reflita sobre qualquer comentário deixado pelos usuários. Embora você não consiga atender a todos os pequenos comentários, o feedback do usuário pode ajudar a gerar dados quantitativos sobre o funcionamento do seu produto. Você pode começar a entender padrões repetidos e fazer alterações para refletir o feedback do usuário, a fim de garantir a melhor experiência possível.

6. Atualização e atualização

Entenda que a melhoria contínua ajudará a tornar seu produto o melhor possível. Atualizações e melhorias permitem que os usuários saibam que você se importa com a experiência deles e que valoriza seus comentários. Mantenha os usuários informados sobre quaisquer alterações e agradeça seus comentários!

Cativando usuários
Mantenha seus usuários cativados ao integrar algo pequeno e agradável para mantê-los animados. Alguns exemplos incluem citações diárias, animações na tela de boas-vindas ou temas personalizáveis. Projetos desatualizados tornam-se monótonos para os usuários, portanto é importante manter as coisas interessantes.

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Elevar os padrões
Mantenha seu padrão alto. Continue se mantendo atualizado sobre as tendências, enquanto se educa sobre o design de UX / UI. A inovação começa com a empatia por seus usuários e a capacidade de reconhecer suas necessidades com antecedência.
Lembre-se dessas práticas recomendadas ao projetar seu produto. Defina uma meta para melhorar continuamente a interface do usuário / UX do seu site ou aplicativo e mantenha seus clientes felizes, engajados e satisfeitos.

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